Observatório Nacional de Teatro para as Infâncias e Juventudes- 2ª Edição
O Observatório Nacional de Teatro para Infâncias e Juventudes - 2ª Edição é um evento de caráter híbrido (presencial e online) que oferecerá conferências temáticas, grupos de trabalho (GTs), mostras de espetáculos teatrais, oficinas sobre acessibilidade, homenagens e lançamentos de livros. O encontro reunirá artistas, educadores, pesquisadores e gestores culturais em um ambiente de troca, pesquisa e construção de conhecimentos sobre arte e educação através do teatro voltado para crianças e jovens.
A programação acontecerá de 19 a 23 de março em Salvador, com abertura marcada por uma peça teatral na Escola de Teatro da UFBA. Em seguida, haverá conferências e debates em outros centros culturais da região central da cidade. A programação completa do evento será disponibilizada em breve.
Os grupos de trabalho (GTs) serão divididos em quatro eixos:
GT1 - Ética, Poética e Estética
Primeira Infância;
Atuação, Performance e Contação de Histórias;
Encenação e dramaturgias;
Tecnologia e Ludicidade para a Cena;
GT2 – Trânsitos e Dissidências
A Cena Decolonial das Infâncias (Afrorreferenciadades na cultura, a contribuição contribuição dos Povos Originários e outras do eixo Sul-Sul aos modos de fazer e pensar);
Gêneros, Corpos, Trânsitos e Tabus;
Arte, Artivismo e a Cultura Popular.
GT3 - Pedagogias
Mediação Cultural;
Curadorias;
Neurodivergência e Artes;
Pedagogia, Produção e Arte a partir de PcD;
Percursos do Teatro das Infâncias e Juventudes.
GT4 - Economia da Cultura
Gestão de Grupos e Coletivos Artísticos;
Financiamento e Autofinanciamento;
Associações e Redes de Apoio;
Festivais e eventos.
Além dos GTs, o evento contará com a Mostra Profissional Deolindo Checcucci, que apresentará oito espetáculos de companhias teatrais de diversas regiões do Brasil, selecionados especialmente para a ocasião.
O encerramento será marcado por uma celebração especial, com a entrega do Troféu Lizete Negreiros a artistas e personalidades de destaque que dedicaram suas trajetórias ao fortalecimento e à difusão do teatro para infâncias e juventudes no Brasil.
O Observatório do Teatro para as Infâncias e Juventudes teve a sua 1ª edição ocorrida entre 17 e 20 de março de 2023, com periodicidade bienal e sendo apresentado em formato híbrido através do canal do TECA Teatro no YouTube, promovido pelo Grupo Teca Teatro, a Escola de Teatro da UFBA e o Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ). Participaram do evento um total de 112 artistas, professores e pesquisadores, oriundos de quase todos os estados do Brasil.
A convocatória e o formulário de inscrição podem ser acessados no link abaixo.
Realizar Inscrição
Participantes
Cristina Castro
Marcelo Peroni
Tabata Makowski
Programação 2025
Local: Teatro Sesc Senac Pelourinho
Credenciamento – 16h
A partir das 17h: Espetáculo Okà(MG)
Cerimônia de Abertura
Entrega do Troféu Lizete Negreiros.
MANHÃ – GT TRÂNSITOS E DISSIDÊNCIAS
Local: Aliança Francesa (Ladeira da Barra)
Roda de Partilha: Processos Criativos e a Experiência do Spectrum
Paula Gotelip. Florianópolis (SC) e Cristiane Munõz. Rio de Janeiro (RJ)
Comunicação: ARTE (DRAG) EDUCAÇÃO: brincadeiras de desmontar e remontar corpos em formação de imaginários indisciplinadas. Luisa Duprat (Maria Tuti Luisão) – Brasilia (DF)
Comunicação: Teatro Negro e Comunitário – Transformação Social e Arte-Educação com Infâncias e Juventudes. Marcele Santos – Salvador (BA)
Comunicação: Dissidências de gênero no teatro para as Infâncias e Juventudes. O que pode o corpo de uma criança viada? Cleiton Echeveste – Rio de Janeiro (RJ)
14:30H: ESPETÁCULO: SPECTRUM
Sesc Senac Pelourinho
TARDE – GT PEDAGOGIAS
Local: Aliança Francesa
Comunicação: Das páginas para a cena, a experiência do fazer teatral para a divulgação científica e educação. Fernanda Chagas de Avellar. Rio de Janeiro (RJ)
Comunicação: (Trans)criação visual no Teatro Infantojuvenil: questões a partir de "Guarda-chuva amarelo" como prática pedagógica. Lucas Larcher. São Paulo (SP)
Comunicação: Uma práxis de quintal Brincar, Brincar até a Cidade virar Brinquedo! Laila Siwek Sala. São Paulo (SP)
Comunicação: Contando Histórias com o Kamishibai. Andresa Giacomini. Lins (SP)
Comunicação: Duas Décadas de Palco e Aprendizado: A Experiência do Teatro como estrutura educacional. Sara Jobard e Saulo Barreto. Salvador (BA)
NOITE: Mostra de processo da montagem de O Cordel de Maria CinDRAGrela
Festa!
Local: Casa Preta Espaço de Cultura
MANHÃ: GT ECONOMIA DA CULTURA
Local: Aliança Francesa
Comunicação: Do Processo Educativo ao Festival de Teatro: Impactos e Contribuições para a Comunidade. (Casa Azul Xengonbulengotengo. (Ernesto Jazade)Itaberaba (BA)
Comunicação: Curadoria infantil: a experiência do PETIZ. Poliana Bicalho e Renata Berestein. Salvador (Ba)
MESA REDONDA
Particpantes: Michele Rolin (coordenação de teatro da Funarte), Teatro Faces (Festival Velha Joana), Cristina Castro (Vilerê/Pé de Feijão), Marcelo Peroni (Políticas Públicas para as infâncias)
14:30H: ESPETÁCULO: Brum Blaà
Sesc Senac Pelourinho
TARDE: GT POÉTICAS
Local: Aliança Francesa
CONFERÊNCIA: Paula Lice (UFRB)
A experiência do CRICA – Criar para crianças.
Comunicação: Performances e corporeidades de bebês e crianças pequenas espectadoras no Teatro. Elenira Peixoto/Patricia Dias. São Paulo (SP)
Comunicação: Grupo de teatro Jovens Urbanos: Uma construção do Poética de Teatro feito por adolescentes a partir da escola. Léo Ferreira. Jacarepaguá (RJ).
Dia 22
Local: Teatro Molière – Aliança Francesa
9:30h - Leitura dramática com adolescentes (resultado da oficina Dramaturgias para as juventudes) e lançamento do livro “O jogo das possibilidades”. Autoria e direção de Tábata Makovski. JUNDIAÍ (SP)
11:30h - Espetáculos Linhas. Cia Zin. São Paulo. (SP)
16h – Jhuca Tchutchuca, Trupe de Truões. Uberlândia (MG)
Dia 23
Vivência cultural: Um passeio por Salvador na perspectiva das crianças.
Edição 2023