"Um espaço de construção de saberes e afetos através das artes. Onde podemos, juntamente com as crianças, pensar e construir culturas da infância. "

-TecaTeatro

Um espaço de construção de saberes e afetos através das artes. Onde podemos, juntamente com as crianças, pensar e construir culturas da infância. Nosso grupo é formado por profissionais das artes que decidiram se especializar no trabalho com crianças e adolescentes.  Oferecemos cursos de teatro, musicalização, fotografia, canto, circo e desenvolvemos alguns projetos especiais, como o Quintal do Teca – tardes de brincadeiras, Saraus Papos Poéticos para a Infância e Juventude e Passeios Culturais.

Além disso, o grupo TECA também atua no circuito profissional do país, com montagens de espetáculos, na dramaturgia e no audiovisual. Nossa pesquisa enquanto artistas e acadêmicos está diretamente ligada ao “estado de infância” que buscamos no momento da criação. Reside no brincar, na imaginação criativa, as sementes da teatralidade. Nossa relação com as crianças do TECA é de troca e aprendizado. Alimentamos-nos muito enquanto artistas, ao observá-las vivenciarem plenamente suas infâncias.

Nesse processo de troca também podemos constatar o quanto o teatro e todas as artes podem enriquecer a vida da criança e colaborar grandemente para o seu processo de formação. Crianças que entram em contato com a arte, fazendo ou assistindo, se tornam adultos mais sensíveis, sociáveis, enfrentam de forma mais positiva conflitos relacionais ou de timidez, melhoram a expressão oral e a interpretação de textos, aprendem a conviver em grupo, a solidariedade, a compaixão. Muitas vezes, nas aulas de teatro, vivenciamos o microcosmo da vida social. Deparamos-nos com questões que todos precisam resolver juntos. Fazer teatro é aprender sobre a humanidade.