7 dicas para aumentar sua confiança na hora de produzir vídeo aulas.

O isolamento social causado pela pandemia trouxe uma nova realidade na rotina dos professores, que sem veem com o compromisso de criarem e gravarem vídeo aulas para seus alunos. São muitos os desafios, dentre eles, a timidez.  A gente pode ajudar!

Você vai ler aqui 7 dicas bem práticas para aumentar a sua confiança e familiaridade com as câmeras. Vamos lá?

1 - Acredite: Alguma experiência com a câmera você tem!

Hoje, quase todas as pessoas tem perfil nas redes sociais, faz mensagem e vídeo com a família (principalmente nesse período de isolamento), faz stories e posta fotos. Então não é verdade que você não tem nenhuma familiaridade com a câmera. Mesmo que você seja muito, muito tímida, já deve ter pelo menos brincado com seu celular.  A diferença é que agora ele tambéms será uma de suas ferramentas de trabalho. Então a dica é: Desmistifique a gravação de vídeo aula enquanto algo distante e muito diferente do que você já faz, ou, ao menos, já é capaz de fazer.

2 - Acostume-se com sua voz e imagem diante da câmera.

Muita gente sente um incômodo grande em se ver ou ouvir sua própria voz gravada. Isso é perfeitamente natural. Mas acredite: Somos muito, mas muito mais exigentes com nossa própria imagem e voz do que as pessoas que nos veem. Na medida em que você se acostuma com sua imagem e voz gravadas, vai tendo uma impressão mais realista da sua performance. Ou seja, vai começar a se ver como as pessoas realmente te veem. Então, tenha paciência consigo!

3 - Torne sua câmera sua aliada e não sua inimiga!

Tornar a sua câmera aliada é aproveitá-la ao máximo para treinar, experimentar novos enquadramentos, filtros e programas de edição (existem programas de edição para celular que são gratuitos e fáceis de usar). Pense num assunto que você gosta, ligue a câmera e comece a falar sobre ele. Você pode gravar sem a necessidade de publicar, só para treinar mesmo. Aproveite para se ver e corrigir o que te incomoda. Torne a câmera sua amiga!

4 - Crie o seu “aluno ideal”.

Você é professora, está acostumada a olhar para seus alunos, perceber suas expressões e se comunicar com eles enquanto explica o assunto. Olhar apara a câmera e começar a dar aula claramente não é a mesma coisa e pode ser muito desconfortável nas primeiras tentativas. Por isso, eu recomendo que você crie seu “aluno ideal” Dê a ele um rosto, uma personalidade, um nome. Imaginar esse aluno interagindo com você enquanto faz sua explicação para a câmera pode ajudar bastante a sua performance!

5 - Confie no seu conhecimento.

Boa parte da insegurança ao falar em público vem da falta de domínio das pessoas em relação ao que se propuseram a falar. Isso não vai acontecer com você, que já é professora e tem total propriedade dos assuntos que vai explanar. Então, não há motivo para insegurança! A única diferença é que seu público vai acessar sua aula de casa. Mas se você é capaz de dar uma boa aula presencial, poderá fazer isso no vídeo. Só fique atenta a algumas adaptações que são necessárias quando mudamos o veículo de comunicação.

6 - Cuide da sua imagem!

Quando você for gravar sua aula se prepare para ela. Troque de roupa, aplique uma maquiagem (discreta, já que a câmera aumenta nossas expressões), estabeleça um ritual para se preparar. Cuidar da sua imagem vai te deixar mais confiante e o ritual de preparação para gravar a aula vai te ajudar a se concentrar e focar no que precisa fazer.

7 - Cuidado com a autocrítica.

Podemos ser nossos piores inimigos quando se trata de auto julgamento. Não exija demais de você! Você pode perguntar para qualquer youtuber famoso o que ele acha de seus primeiros vídeos e com certeza vai ouvir que eram muito ruins, mas que não se deixaram abater e foram melhorando com o tempo. Não queira a perfeição logo no primeiro vídeo. Dê tempo ao tempo e você vai ver como vai ficando mais fácil.

 

E lembre-se: A produção de vídeo aulas é uma tarefa que entrou na sua vida de repente. Você não foi preparada para essa situação, então ninguém, nem você mesma, pode cobrar perfeição nesse momento! Fique tranquila e faça seu trabalho buscando o melhor e sem sofrimento!

 

Se você quiser mais dicas como essa, assim como as adaptações necessárias para a gravação de aulas em vídeo, além de suporte técnico para melhorar a qualidade dos vídeos, a gente pode te ajudar!

Clique no link abaixo para acessar o curso completo com um valor promocional de apenas R$22,00. Aproveite!

Curso Emergencial para professores que precisam produzir vídeo aulas

 

Luciana Comin é atriz, escritora,educadora e doutora em Artes Cênicas. Com o Grupo Teca, ajuda crianças e jovens, professores e famílias a incluir a arte em seu cotidiano com ludicidade, prazer e afeto. Trabalha há três anos com formação de professores da rede pública e privada.